Importados da China – Qual a Taxa de Importação?

A China possui uma carga tributária bem pequena, fazendo com que o valor das mercadorias seja bem mais barato. De olho em tanta acessibilidade, muitos brasileiros optam pelos sites de compra da China, como Mpway, Mpxshop, Compre da China, entre outros. Porém, antes da aquisição surgem milhões de dúvidas, principalmente no que diz respeito aos custos de importação. Alguns desses sites disponibilizam informações claras sobre a importação, como é o caso da página “informações sobre a importação da Mpxshop“.

Mas, afinal, nos sites de compra da China, os produtos já vêm com a taxa de importação?

Made in ChinaPor mais atrativos que sejam, nos preços dos produtos não estão inclusas as tarifas de importação. Os impostos incididos na importação dos itens são vários, além de variáveis – de acordo com o tipo de produto importado, bem como o valor da importação. Remessas de até U$ 50 estão isentas, desde que, tanto o remetente quanto o destinatário seja pessoas físicas, a mercadoria seja enviada como presente e seja utilizado o serviço postal. Produtos impressos em papel, como livros, jornais e revistas também estão livres da cobrança de taxas, assim como os medicamentos, que devem ser destinados à pessoa física e no momento da liberação apresentar receita médica.

Normalmente a taxa de importação varia de 5% a 50%. No Brasil, encomendas de até U$ 500,00 são acrescidas de tarifa de importação equivalente a 60% do valor do produto e do frete somados, devendo ser pagas no momento da retirada. Se o valor da importação ultrapassar os 500 dólares o cliente deverá apresentar a Declaração Simplificada de Importação (DSI). Em alguns lugares também são cobradas outras taxas, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS), cuja alíquota varia de estado para estado.

Entretanto, na grande maioria dos casos, sai mais barato comprar em outro país do que aqui no Brasil, onde a carga tributária ainda é muito alta. Se o valor do produto for muito mais em conta ou se o item não estiver disponível em território nacional, vale muito a pena investir na compra.

Deixe um Comentário