Tubos – Conheça o Processo de Fabricação dos Tubos

tubosTubos são peças utilizadas para a condução de materiais ou a composição de estruturas. Em geral, podem ter formatos dos mais variados, como o redondo, o quadrado, o retangular, o trefilado, etc. São criados para inúmeras funções, sendo forjados pelos mais diversos materiais. Vamos conhecer, neste artigo, o processo de fabricação de dois tipos comuns de tubulações: as de PVC e as de aço.

Tubos de PVC são leves e os mais populares entre os utilizados no setor da construção civil. São de fácil instalação e reparo, além de imunes a processos corrosivos. São fabricados a partir de uma resina plástica, formada da fusão de 60% de cloreto de sódio (sal) com 40% de eteno (ou etileno), que é um derivado do petróleo. Para fabricar o tubo, o material é aquecido até 100 graus centígrados e misturado a pigmentos e estabilizantes. Ao ser resfriado, a mistura passa por processo de extrusão (para separar impurezas) e é novamente aquecido (até 200o C), onde ganha o formato tubular. Para conseguir o diâmetro desejado, a peça é colocada em equipamento cilíndrico, onde há uma rosca interna.

Para se adequar a exigências diversas, o tubo, na fase final da fabricação passa por calibrações e cortes, além de receber acabamentos como chanfros e roscas. Os tubos de aço são tubos metálicos, do tipo ferroso. Foram criadas para substituir o ferro comum. Trata-se de uma liga composta de carbono e ferro, que tem como propriedade fundamental a ductilidade (maior capacidade de deformação). Além destes dois elementos, outros materiais são usados na composição desta liga metálica, como o níquel e o cromo, etc. Os tubos são produzidos de acordo com o previsto pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Podem ser fabricados com ou sem costura. Os com costura são produzidos a partir de chapas, que sofrem deformação até ganharem ao formato de tubos. As pontas das chapas recebem solda. Os sem costuras são produzidos a partir de cilindros, que aquecidos, são perfurados por um eixo até alcançarem o formato tubular. Os tubos de aço são os de maior resistência mecânica e que suportam maior pressão e temperatura. São relativamente flexíveis e suas ligas (inox e carbono) garantem características extras, como imunidade ao processo de oxidação e grande resistência ao calor e à pressão extrema, respectivamente.

Deixe um Comentário